FORÇA DE RESISTÊNCIA NO CROSS TRAINING E CROSSFIT.
Nem sempre é o atleta mais forte que ganha no esporte de condicionamento físico e CrossFit. Vamos discutir nesse artigo é o quão importante é a Força de resistência em nosso esporte e como treinar efetivamente para otimizar a performance no CrossFit e Condicionamento físico. Este artigo serve para
perguntar/refletir,a credito que a melhor maneira de aprender (como treinador ou atleta) é através da auto-realização e podendo assim podendo definir sua própria visão como se relacionam e aplicar estes conceitos a seu treinamento.
O que é Força de Resistência??
A resistência definida por Mel Stiff em Supertraining é “A forma específica de força exibida em atividades que requerem uma duração relativamente longa de tensão muscular com diminuição mínima de eficiência”. Em outros termos, a Resistência é a capacidade de produzir Força sob fadiga.
Por que isso é importante
Bem, o objetivo de aumentar a resistência de força é ser o mais forte possível durante o maior tempo possível. Assim, se um atleta pode resistir à fadiga sob uma carga maior do que o adversário torna-se bastante óbvio que ele é superior. Dito isto, também é fácil de ver por que este atributo é importante no CrossFit e condicionamento físico, onde um dos conceitos fundamentais é um grande volume de trabalho feito no menor espaço de tempo possível.
Objetivos do treinamento de força e resistência
-Recrutar fibras musculares de contração rápida durante as modalidades de resistência
-Aumentar o recrutamento de fibras musculares.
-Aumentar a resistência de fibras “lentas” & contração rápida (e todos os tipos de fibra entre).
Protocolos:
A fim de atingir os objetivos, usamos os seguintes protocolos. Perceba que estes são apenas exemplos para você pensar e não são de modo algum o “segredo” para aumentar a força de resistência.
Treino de Ciclos de forca pesados no treino de Potencia aeróbica
Normalmente durante as atividades de resistência de força, a maioria das fibras musculares que estão sendo recrutadas são de contração lenta. O que torna nosso objetivo de recrutar fibras de contração rápida durante o treinamento de resistência mais difícil. No entanto, torna-se possível quando implementa Ciclo de força em treino de potencia aeróbica. Seria quando você forçar um atleta a usar uma alta contração muscular de força, a fim de passar por um determinado obstáculo em um treino. Por exemplo:
Por tempo:
100 Cal Bike
5 Squat Clean @ 225 (um Sq.Clean maixmo de 250)
100 Cal Bike
Neste caso, o atleta deve recrutar fibras de contração rápida durante um treino aeróbio, a fim de levantar uma carga máxima de 90% O que atinge nosso objetivo de recrutar fibras ^rápidas^ durante o treinamento de resistência.
Treinamento aeróbico-aláctico
Este método de treinamento é uma mistura entre os sistemas de energia aeróbica e anaeróbia alática devido ao fato de que um atleta deve produzir alta força durante um longo período de tempo. Uma maneira de conseguir isso é através de um EMOM pesado @ 70-90% Para aqueles que não estão familiarizados com este estilo de treinamento vamos dar um
exemplo:
No Minuto Por 12 Minutos:
2 Power Clean @ 85% (1RM)
* Complete 2 PC no topo de cada minuto, descansando o restante do minuto.
Densidade de Ginástica
O treinamento de Densidade com Ginástica é uma forma de trabalho de Ciclo de força visando aumentar a resistência de força em movimentos de próprio peso corporal. O objetivo neste tipo de treino é realizar um alto volume de contrações sob fadiga. No entanto, o volume deve ser relativo ao atleta,
Um exemplo deste tipo de sessão pode ser ….
3 Séries
20 Pullups Unbroken
2 Minutos Bike @ 85%
Descanso de 90 seg entre séries
+
3 Séries
30 Pushups
2 Minutos Remo @ 85%
Descanso de 90 seg entre séries
* Observe que a quantidade de contrações executadas deve ser relativa ao atleta de tal forma que eles podem realizar a tarefa.
Alta repetições no treino de força
Este é bastante simples, uma vez que há tanta informação sobre ele já podemos pular direto para a aplicação na programação.
Para os movimentos com multi-articulações / 8-12 repetições, e séries varidas com base no ritmo do movimento (no entanto, séries pode ser qualquer entre 3-5 séries, dependendo do nível do atleta).
Então, por exemplo:
Back Squat; 8-12 repetições x3 ; Desc 2 min entre séries
Para os movimentos de “uma articulação” eu escolho fazer 12-15 reps (mais uma vez esta é minha preferência, e seria relativa ao atleta).
Então, por exemplo:
Triceps testa; 12-15 repetições x3 Descanso 90 segundos
Espero que este artigo lhe deu uma base a partir da qual você pode começar a construir suas próprias idéias no que diz respeito à programação de resistência de força.
Referências biblíograficas: Crossfit Brasil